Porosidade capilar: descubra como identificar a sua e o que isso significa por Soul Power - 09/01/2019
caret icon
BUSCAR

 

Sempre fica na dúvida se aposta na hidratação, reconstrução ou nutrição? Leia o post e aprenda a fazer o teste de porosidade capilar para não errar mais!

Por Soul Power
  • Amei Amei
    Amei 343
  • Ok Ok
    Ok 0
  • Hahaha Hahaha
    Hahaha 5
  • Curti Curti
    Curti 156
  • Não gostei Não gostei
    Não gostei 13
Soul Power
Por Soul Power

Todo mundo já passou pela situação de ficar com dúvida na hora de decidir entre um ritual de hidratação, nutrição ou reconstrução na hora de dar aquele up nos cachos.

 

Mas você sabia que em vez de apelar para a intuição, dá para ter uma ideia bem precisa do que o seu cabelo necessita sem gastar nada e sem precisar perder horas olhando as prateleiras das casas de cosméticos? Sim! Basta fazer o teste de porosidade capilar.

 

O procedimento ajuda a identificar o nível de abertura das cutículas dos seus fios — quanto mais abertas, mais danificados eles estão, já que isso atrapalha a capacidade de absorção de nutrientes.

 

A partir daí, fica muito mais fácil definir qual tratamento deve ser o número 1 na sua rotina de cuidados com os cabelos.

 

Como fazer o teste de porosidade capilar?

Fazer o teste de porosidade capilar é bem simples. Basta pegar um fio de cabelo limpo — pode ser aquele que ficou preso na blusa, no travesseiro ou na escova— , colocar em um copo de água e esperar 7 minutos. Se o cabelo:

 

  • Boiar: os cachos estão com porosidade baixa e cutículas mais fechadas. Geralmente, o cabelo tem aspecto mais ressecado, já que o condicionador tem mais dificuldade de penetrar na fibra capilar;
  • Ficar no meio do copo: os cachos estão com escamas levemente abertas e porosidade média. Em geral, são os cabelos mais saudáveis, já que esse equilíbrio permite que eles recebam hidratação ao mesmo tempo que evitam perda de nutrientes em excesso;
  • Afundar: Sinal de problema. nesse caso, os cachos estão bastante danificados, com escamas muito abertas e alta porosidade. Quando isso acontece, o fio geralmente perdeu o brilho e a maciez e tem aspecto quebradiço e ressecado, já que encontra muitas dificuldades para reter nutrientes.

 

Descobri o meu nível de porosidade capilar, e agora?

Uma vez identificado o nível de porosidade capilar dos seus fios, é hora de agir. Para cada caso, uma solução. Se os seus cachos apresentam:

 

  • Porosidade baixa: como as cutículas estão fechadas, o cabelo apresenta mais dificuldade em absorver água e agentes condicionantes. Por isso, o ideal é dar aquela força na hidratação, que ajuda a devolver o brilho e a maciez;
  • Porosidade média: como as escamas estão levemente abertas, aposte em rituais de nutrição, que recuperam lipídeos, vitaminas e nutrientes perdidos e mantém a força e a maleabilidade;
  • Porosidade alta: como as escamas estão muito abertas, geralmente pelo uso excessivo de secadores e chapinhas ou pela realização de procedimentos químicos, o ideal é priorizar os rituais de reconstrução, que fecham as cutículas e recuperam os fios.

 

Viu como é simples? Uma vez que você identifica seu nível de porosidade capilar, fica muito mais fácil programar seus rituais de hidratação, nutrição e reconstrução priorizando produtos que ofereçam aos seus fios aquilo que ele realmente está necessitando, não é mesmo?

-----

Gostou de entender melhor o que é porosidade capilar e como ela pode ajudar você a cuidar melhor dos seus cachos?

 

Se você está em busca daquele creme de tratamento que é a cara dos seus fios, dá uma olhada nos meus produtos e compre agora mesmo sem sair de casa!

Por Soul Power
  • Amei Amei
    Amei 343
  • Ok Ok
    Ok 0
  • Hahaha Hahaha
    Hahaha 5
  • Curti Curti
    Curti 156
  • Não gostei Não gostei
    Não gostei 13
Soul Power
Por Soul Power

POSTS RELACIONADOS

ASSINE A #POWERNEWS

QUER PARTICIPAR

DA REDE

SOUL POWER?

Sabia que você pode enviar seus tutoriais, vídeos e textos para serem publicados aqui no blog?

Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
FAZER PARTE
  • #SOULPOWER

    Você também pode descobrir mais sobre o universo Soul Power no Instagram.
    SEGUIR AGORA